Bien Venidos



Amigos... sejam bem vindos a este singelo Blog, o qual tem por objetivo nada mais do que poder compartilhar novidades, notícias, artigos e até mesmo sentimentos com os amigos de perto e/ou com aqueles cultivados e mantidos além de onde a vista alcança.

Bueno... então sentem-se, componham um mate dos bem gordos e boa leitura.



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

El Minuano?

Buenas amigos...
   Muito me foi perguntado o porquê de "El Minuano", abaixo tentarei representar em palavras o que pensei no momento da escolha...
   Para quem não sabe, o afamado Vento Minuano, ou simplesmente Minuano é o nome dado à corrente de ar que tipicamente predomina no Rio Grande do Sul e nos estados da região sul. Trata-se de um vento frio de origem polar, cuja orientação predominante é a sudoeste, e não sul como muitos afirmam. Também conhecido como vento cortante, sempre ocorre após a passagem das frentes frias de outono e também inverno, geralmente depois das chuvas, e sopra por três dias sem parar. O Minuano é um vento extremamente seco e varredor de nuvens escuras
   Seu nome foi originado através da influência de uma tribo de índios - Índios Minuanos - os quais habitavam uma região dos Andes, rota predominante dos tais ventos.
   Em síntese, tratou-se de uma singela homenagem à terra de onde venho, como dizem os nativos, lá do "garrão da pampa". Ou seja, extremo sul do Rio Grande do Sul, já na fronteira com o Uruguai, no ponto mais extremo ao sul do Brasil. Região conhecida como ser tipicamente atingida por este.
   Apesar de ser nascido em Pelotas - cidade que mora em meu coração - fui morar em Santa Vitória do Palmar recém nascido, onde minha família e eu fomos recebidos de braços extremamente abertos. Motivos pelos quais considero-me mais um "mergulhão".
   Mile gracias Santa Vitória do Palmar!

Abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário